terça-feira, 1 de fevereiro de 2011














A Póvoa de Varzim era servida no século XIX por uma rede ferroviária desenvolvida, que a ligava ao outros pólos da região. Devido a políticas nacionais que apoiavam o uso do transporte individual, nomeadamente a construção de auto-estradas, esta rede desapareceu. Tendo a questão voltado a ganhar relevo a nível local e regional.

Em 1874 é criada a "Companhia dos Caminhos de Ferro de Porto à Póvoa de Varzim e Famalicão", um operador ferroviário privado português. Após um decreto de 19 de junho de 1873 concedendo a J. C. Temple Elliot e ao Barão Kesseler o caminho de ferro de via reduzida entre o Porto e a Póvoa de Varzim - a Linha da Póvoa. A abertura oficial da linha da Póvoa, maioritariamente em linha estreita, ocorre a 1 de Outubro de 1875.

A 7 de Agosto de 1878 é aberta à exploração pública o caminho de ferro entre Póvoa de Varzim e as Fontainhas, percorrendo todo o interior do município poveiro, e posteriormente ligando a Famalicão, no que passará a ser conhecido como ramal de Famalicão. Esta parte da linha foi encerrada em 1995, devido a falta de investimentos de modernização e a um acidente grave.

A linha da Póvoa de Varzim ao Porto é encerrada em 2002 para ser substituída pela linha B do Metro do Porto.

O Plano Regional de ordenamento (PROT) do Norte aponta para o uso dos novos veículos tram-train para um novo serviço afastado do metro ligeiro (tram), e que se torne essencialmente train (comboio) da Senhora da Hora até à Póvoa de Varzim, com vista ao prolongamento da Linha da Póvoa (Linha Vermelha) para Esposende e Viana do Castelo, tal como estava previsto nos planos da CP e a Comissão de Utentes da Linha da Póvoa, a CULP, o que requer, para ser eficaz, ser um serviço de comboios. No projecto da Metro admitia-se apenas a extensão da Linha Vemelha para norte, até Barreiros (onde seria criada um interface rodo-ferroviário), aproveitando o troço desactivado do ramal Póvoa-Famalicão.


Sem comentários:

Enviar um comentário