domingo, 12 de agosto de 2012


"Os Nossos Poveiros pelo Mundo"

Fortaleza - Brasil







Assento Baptismo

Aos quinze dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e dez nesta paroquial Igreja de Santa Maria de Adolfe, conselho de Vila Real, Arquidiocese de Braga o Reverendo presbítero José Antonio Borges, desta freguesia, supriu as cerimônias do Batismo a um indivíduo do sexo masculino a quem deu o nome de João, que foi batizado, em caso de necessidade, por sua avó Margarida Alves Pimenta, do lugar de Comchedo desta freguesia, onde nasceu no primeiro dia do mês de maio do ano corrente, filho ilegítimo, primeiro deste nome, de Brígida Ribeiro, solteira, doméstica, paroquiana e moradora nesta freguesia, neto paterno de avós incógnitos e maternos de Francisco José Ribeiro e Margarida Alves Pimenta, desta freguesia. Foram padrinhos os avós maternos. No mesmo ato, compareceu perante mim, das testemunhas abaixo nomeadas, Brígida Ribeiro que declarou reconhecer aquela criança, que acaba de ser batizada, por seu filho para todos os efeitos legais. Foram testemunhas presentes Francisco José Ribeiro e Padre José Antonio Borges, desta freguesia. Para constar lavrei em duplicado este assento que depois de lido e conferido perante a mãe e testemunhas o assinamos. A madrinha não assina por não saber. Erunt supra.

O Pároco Viturino Gonçalves Melo

Nota: João legitimado por subseqüente matrimônio de sua mãe com João Gonçalves Martins, de Terroso, Povoa de Varzim.......






Vou tentar resumir a minha história. Nasci em Fortaleza (foto 01), Estado do Ceará, Brasil em 22/02/1949, portanto tenho 63 anos. Sou casado há 33 anos com Silvia Helena (foto 02). Minha mãe faleceu quando eu tinha 4 anos. Ela era brasileira e nasceu em Areia Branca (foto 03), uma ainda pequena cidade do Estado do Rio Grande do Norte. Meu pai, João Gonçalves Martins Junior (foto 04 e 05), nasceu em Vila Real/Portugal em 1º de maio de 1910 e faleceu em Fortaleza em 1967. Ele pouco falava dos ancestrais dele e eu, como não tinha o menor interesse, não fazia perguntas.
Há uns seis anos, minha irmã, a procura de documentos para obter a cidadania portuguesa e, com isso, tirar o passaporte da comunidade européia, foi a Portugal e obteve uma cópia do registro do meu pai (foto 06 e 07). Somente então fiquei sabendo que meu avô, João Gonçalves Martins (foto 08), era natural de Póvoa de Varzim, freguesia de Terroso.
Com um primo que mora no Estado de São Paulo, e que morou muito tempo com minha avó, Brigida Ribeiro Martins (foto 09), obtive uma foto (foto 10) do meu avô tirada nos estúdios do fotógrafo Avelino Barros. Aliás, Avelino Barros foi um premiado fotógrafo português que foi autorizado pelo rei a usar em suas fotos as Armas Reais Portuguesas, isso valorizou muito o seu trabalho. Descobri que tem uma rua, em Póvoa de Varzim, com o nome de Avelino Barros, mas não descobri nada a respeito de algum acervo deixado por ele.
Quando a minha irmã estava a reunir documentos, fui a Areia Branca buscar a certidão da minha mãe. A cidade é muito pequena, e em conversa com algumas pessoas, descobri uns primos que moram lá e que eu jamais pensei que pudessem existir, filhos de um irmão da minha mãe que meu pai nunca falou que existiu. Da mesma forma, é possível que exista algum parente meu em Póvoa de Varzim que possa, pelo menos, dizer quem é a pessoa que está na foto (foto 10) com meu avô (risos).
A foto do (foto 11) é apenas para identificar os meus bisavós citados na certidão: Francisco José Ribeiro e Margarida Alves Pimenta.

António Martins

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Antonio Martins
Sou Regina Ribeiro, Bisneta de Manoel Ribeiro. irmão de Francisco José Ribeiro casado com Margarida Alves Pimenta. o casal possuía pelo menos 07 filhos. Todos de Coêdo. Adoufe/ Vila Real.Eu tenho uma pagina no site do myheritage onde estou aos poucos adicionando toda a família.
Gostaria de contata-lo.

Anónimo disse...

Amigo, gostaria de contactá-lo, tenho informações que podem ser interesssantes para si.
o meu email é pimenta.entertainment@gmail.com
Envie-me email.
Fique em paz

Anónimo disse...

olá ... Regina Ribeiro ,eu sou José Martins neto de João Gonçalves Martins

agmartins disse...

Olá José Martins, eu sou Antonio Martins neto de João Gonçalves Martins.
Se for do seu interesse, entre em contato comigo pelo e-mail:
agmartins67@gmail.com

Enviar um comentário