quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Os nossos Poveiros




Flávio Gonçalves
Brilhante homem das Artes e das Letras, nasceu na Póvoa de Varzim, na casa do farol de Regufe, no dia 12 de Fevereiro de 1929 e faleceu no Porto a 19 de Maio de 1987, com 58 anos de idade. 
Licenciado em Ciência Histórico-Filosóficas, leccionou no ensino secundário e, posteriormente, nas faculdades de Belas Artes e de Letras, do Porto, onde foi professor de História Geral da Arte em Portugal. 
Homem viajado e de vastos horizontes, dedicou a sua vida a estudos bastante diversificados mas tendo a Arte como tema central. A sua obra científica impressa está espalhada por muitas publicações nacionais e estrangeiras, mas também teve tempo para dar espaço à sua alma poética, tendo mesmo editando dois livros: "Arco de Passagem" (1954) e "Mãos de Lis" (1955). 
Para além de toda a sua dedicação à Póvoa há a realçar o inestimável trabalho por ele desenvolvido como director do boletim cultural "Póvoa de Varzim", direcção essa assumida em 1964 e que se manteve até à sua morte. A publicação concebida por Fernando Barbosa e da qual só haviam saído os volumes correspondestes a 1958 e 1959, assumiu-se como o mais importante depositário da história da Póvoa de Varzim e seu concelho.



Sem comentários:

Enviar um comentário