terça-feira, 28 de setembro de 2010


Estela




Praia do Rio Alto




A carta de "Couto" da freguesia de Estela, e da Vila Mendo data de 1140 concedida por D. Afonso Henriques aos frades Bentos de Tibães. Diz-se que neste documento, D. Afonso Henriques entitula-se pela primeira vez como Rei de Portugal. O nome de Sancta Maria de Stela aparece em 1220.

A Estela situa-se a 7 km a norte do centro da cidade da Póvoa de Varzim. A norte faz fronteira com os concelhos de Esposende e Barcelos; a nascente com a freguesia de Laúndos; a sul com as freguesias da Aguçadoura, Navais e Terroso e é banhada pelo Oceano Atlântico a poente.

A par da cidade, a Estela é uma das zonas mais dinâmicas a nível turístico do concelho da Póvoa de Varzim, e aí localizam-se o campo de golfe, o campo de campismo e unidades hoteleiras.

Outrora dominada pelo pinhal plantado pelos monges do Mosteiro de Tibães, a freguesia possui uma grande densidade de estufas.

Os lugares na freguesia da Estela são: Baldoia, Barros, Carrascos, Carregosa, Contriz, Estrada, Fontainha, Frinjo, Igreja, Outeiro, Pedrinha, Teso, Urzes e o Rio Alto, este último lugar turístico sem população permanente.





As masseiras ou campos masseira constituem uma forma de agricultura única no mundo existente nas freguesias da Estela, Navais e Aguçadoura na Póvoa de Varzim e na vizinha Apúlia em Esposende. Esta forma de agricultura ancestral consiste em fazer uma cova larga e rectangular numa das praias largas e arenosas da região.

Nos cantos da cova conhecidos como os "quatro vales", são cultivadas vinhas, de forma a proteger a área central dos ventos do norte, que têm o nome de Nortada. Na área central, encontra-se água doce, não salgada como poderíamos supor, e tudo pode ser cultivado, mas são necessárias grandes quantidades de água e sargaço (para fertilizar o solo) para que o que é cultivado brote.

Com esta cova de apenas alguns metros consegue-se um aumento térmico, que aliado aos quatro vales e às vinhas, que protegem o campo dos ventos, fazem com que as masseiras funcionem como uma espécie de estufa.

Este tipo de agricultura foi inventada no século XVIII por monges beneditinos da abadia de Tibães e foi outrora bastante utilizado nas costas da Póvoa de Varzim e Esposende.

Hoje em dia é um tipo de agricultura em riscos de extinção devido à popularização das estufas na região e até mesmo ao uso das areias para a construção civil. A Câmara da Póvoa de Varzim concedeu 4 948 377 m2 do seu território para serem de uso exclusivo de masseiras, de forma a proteger este tipo de agricultura.




Estela Golf Club é um campo de Golf do género Links localizado no litoral da freguesia da Estela, conhecido como Lugar do Rio Alto, na Póvoa de Varzim em Portugal.

O Campo de Golfe foi criado em 1989 pela Sopete Golf. A empresa subordinada à (actual Varzim Sol), a empresa detentora do Casino da Póvoa. Em 1993 foi declarado como "O Clube do Ano" pela Federação Portuguesa de Golfe. A empresa foi adquirida em 1997 pela Estela Golf.


1 comentário:

Anónimo disse...

I rarely comment, but i did a few searching and wound up here Sem
título. And I do have 2 questions for you if you tend not to
mind. Could it be just me or does it give the impression like
a few of the responses look like they are coming from brain
dead visitors? :-P And, if you are writing on other places, I'd like to follow everything fresh you have to post. Could you list of every one of all your shared sites like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

Have a look at my web site ... ハミルトン 時計

Enviar um comentário