sexta-feira, 10 de junho de 2011


Elevação da Póvoa de Varzim a Cidade

16/6/1973




Pelo decreto de 310/73 de 16/6/1973 foi elevada a cidade esta milenária povoação, com denominação de Vila Euracini, no ano de 953. Já há décadas considerada das mais concorridas PRAIAS DE PORTUGAL e que dispensa, a quem nos quatro meses, de época estival, e poderemos afirmar durante todo o ano, que aqui permanece, todos os meios e condições de bem estar, que outras terras não podem igualar.

É um dos mais gratos acontecimentos na vida dos poveiros a elevação a Cidade a sua tão querida Póvoa do Mar. E que alegria sentiu o poveiro e os que daqui não são naturais, ao verem a sua Vila e a terra onde trabalham ou residem, que tinha já há muito linhas e estruturas de Cidade, ser coroada com a mais justa e enternecida gratidão e alta distinção.

Na euforia daquela hora, ao verem também que tinha chegado o momento da justiça com a sua Terra, aqueles que labutavam nas cinco partidas mundanas, sentiram-se mais orgulhosos do rincão que os viu nascer. Ficará a data de 16 dede Junho de 1973, marco indelével, a atestar para o futuro o esforço de uma época, a apontar às gerações vindouras a comemoração, de ano após ano, a elevação da Póvoa de Varzim a Cidade.



Decreto nº 310/73 de 16 de Junho

Considerando o grande desenvolvimento demográfico e urbanístico da vila da Póvoa de Varzim, sede do concelho do mesmo nome, do distrito do Porto;

Considerando que a referida vila é servida por grandes vias de comunicação, incluindo caminho de ferro, e está dotada de instalações de distribuição domiciliária de água e energia eléctrica e de rede de saneamento;

Considerando o notável incremento industrial e comercial da vila da Póvoa de Varzim;

Considerando ainda a existência, na mesma vila, de diversos serviços e instituições de interesse colectivo, de natureza social, educacional, cultural e económica;

Tendo em vista os pareceres concordantes da Junta Distrital e do governador civil do Distrito do Porto;

Nos termos do artigo 12.º, n.º 2.º do Código Administrativo;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo único. É elevada à categoria de cidade a vila da Póvoa de Varzim, sede do concelho do mesmo nome, do distrito do Porto.

Marcello Caetano - António Manuel Gonçalves Rapazote.
Promulgado em 7 de Junho de 1973.
Publique-se.


Encontra-se no Largo das Dores. É um Marco comemorativo de vida documentada da terra da Póvoa de Varzim: desde 953 (Villa Euraccini) até 1953 (já Póvoa de Varzim).


Sem comentários:

Enviar um comentário